segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tesourinho #9 - Peaches & Feist


Quem conhece os trabalhos de Feist e Peaches deve saber que o estilo das duas é bem diferente, e nem imagina o quanto elas têm em comum.

Feist é uma cantora e compositora folk no estilo violão-piano-voz-rouca que começou a carreira musical com uma banda folk chamada Placebo (não a banda de Brian Molko) mas se afastou por conta de um problema com cordas vocais. Ela voltou em 1999 em carreira solo fazendo sucesso apenas nos EUA e Canadá, e em 2001 se juntou à banda indie Broken Social Scene. Em 2004 Leslie Feist lançou seu álbum Let It Die ganhando fama internacional, concretizada em seu próximo lançamento, The Reminder (2007). Os fãs de indie/folk com certeza se lembram de sucessos como "I Feel It All", "My Moon My Man" e "1234".

Já Peaches é uma produtora/DJ/cantora de electro/punk/funk. Da bibliotecária Merrill Beth Nisker, Peaches se transformou em uma performer representante das mais safadas, pansexuais e taradas da música. Ela entrou para o clube dos artistas do movimento electroclash no fim da década de 1990 com seu primeiro álbum, Teaches Of Peaches (2000), ao lado de The Hacker, Miss Kittin, Ladytron e outros. O boom de Peaches começou na Alemanha e se espalhou para EUA, Canadá, Europa, Brasil e até países mais conservadores da Ásia. Lançando um álbum após o outro, ela está sempre espalhando seu electro de som industrial e propositalmente sujo combinando-o perfeitamente com suas letras vulgares e provocativas. Entre os sucessos, estão "Fuck The Pain Away", "Shake Yer Dix", "Kick It", "Boys Wanna Be Her" e "I Feel Cream".

Mas o que elas teriam em comum? Para começar, as duas são canadenses e devem parte do seu sucesso ao seu conterrâneo Gonzales, que produziu - e ainda produz - vários trabalhos das duas. Mas isso é apenas o início. Em 1999, Feist estava batalhando sua carreira solo e foi morar com uma amiga de uma amiga, que também estava começando a fazer sucesso. Quem? Peaches.

Morando juntas, Feist ainda trabalhava no backstage dos shows de Peaches e diz-se que ela brincava com um fantoche de meia apelidado "Bitch Lap Lap". As duas acabaram fazendo turnê juntas em 2000 e 2001. Ainda em contribuição com Peaches, Feist fez uma participação no clipe de "Lovertits" onde ela lambe uma bicicleta (veja aqui), participou dos vocais do álbum "The Teaches Of Peaches" e mais tarde na faixa "Give'er", do álbum Impeach My Bush (2006).

Quem apenas ouve as músicas das duas nunca imaginaria que elas teriam tanta história juntas. Mas além da amizade e trabalho, Feist e Peaches têm uma faixa em comum. "Lovertits" aparece originalmente no álbum "The Teaches Of Peaches" com toda a pouca-vergonha electro de Merril Peaches Nisker:

Peaches - Lovertits

Feist, entre o primeiro e o segundo álbum de inéditas, lançou Open Season (2006) com remixes e b-sides de Let It Die. Entre as faixas, estava um cover de "Lovertits" feito em parceria com o produtor das duas, Gonzales. A versão é uma brincadeira fofa que fica entre o electro e o folk, exatamente onde os estilos das duas poderiam se encontrar:

Feist - Lovertits (with Gonzales)

Quem sabe elas ainda não voltam a se encontrar e gravam algo mais juntas? Apesar das diferenças, elas conseguem encontrar um lugar-comum e se encaixam tão bem que acaba passando despercebido.

#Frikadica

3 comentários:

Eduardo de Assumpção disse...

shake yer dix...

Vinicius disse...

Quem diria hein!

Anônimo disse...

Ha! Hahahahaha. Muito a boa a postagem, conheço a Feist desde 2008 e não sabia dessa parte... A Feist parece ser uma garota comportada, mas ela tem seus momentos de extravagância, normal. Isso deixa ela ainda mais legal.

Related Posts with Thumbnails