terça-feira, 8 de junho de 2010

Ost & Kjex, House e Gula


Pegar emprestado influências da Moda, do Cinema e Artes Plásticas já é algo comum na música há algum tempo. Misturar sons com elementos visuais é algo recorrente, seja pela letra da música, pelos clipes ou pelas melodias. Mas o que dizer quando alguém tenta colocar elementos da culinária na música?

Ost & Kjex (queijo e biscoito) são uma dupla norueguesa de música eletrônica formada por volta de 2004. Na época "Terminator Kjex" e "Cheesy" tinham uma fixação por essas duas "iguarias", e lançaram seu primeiro álbum "Some, But Not All Cheese, Comes From The Moon". O sucesso inesperado veio quando foram nomeados para o prêmio de melhor álbum de eletrônica no Grammy Norueguês. 

O trabalho era bizarramente todo feito com sons de - pasmem - queijo e biscoitos. Poucos vocais e uma base bem trabalhada criaram uma seleção refinada de faixas misturando electro, house e disco. Apesar do trabalho minucioso, a temática e a estética eram cômicas e inusitadas. Entenda:



A boa novidade é que a dupla está para lançar seu segundo álbum, Cajun Lunch. As referências culinárias continuam em alta, e a sonoridade vem ainda mais refinada. A mistura de electro, house e disco é infernalmente viciante e eclética. Alguns destaques de Cajun Lunch:



Faixa 01 - Mosambique Travelplan
Cajun Lunch abre com um piano melódico e logo se revela uma melodia retrô viciante com elementos de Disco, House e Minimal. O vocal em falseto de Ost ajuda a criar uma atmosfera gelada e refinada, digna de vernissages. Uma abertura ideal para um álbum bom de digerir.



Faixa 03 - Continental Lover
A terceira do álbum é o primeiro single de divulgação, apesar de não ser a mais forte representante do trabalho. Ela é iniciada com o theremin - um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos criados - que se transforma num plano de fundo para um electro/house com direito a coral e trechos recitados.



Faixa 04 - A New Deal
A faixa mais pesada do lançamento, com elementos fortes do Electro e do House; as batidas e elementos minimalistas lembram inclusive trabalhos de The Knife. Os vocais contam com corais quase góticos em contraste com a voz suave de Ost. Para quem gosta de dançar, essa é a melhor faixa.



Faixa 08 - Bluecheeseblues Part 2
Diferente da maioria das músicas de Cajun Lunch, essa faixa é um pouco mais calma. A primeira parte é uma abertura pra ela, e conta com guitarras e vocais influenciados pelo Soul afro-americano e um clima orgânico ainda mais forte. A segunda parte continua com os elementos e integra a eles o eletrônico refinado.


No geral, O&K conseguiram nesse segundo álbum conquistar a maturidade de produção e equilíbrio de ingredientes que (quase) todo artista cobiça e todo Chef procura: sem exageros desnecessários, sem estereótipos e muito bem dosado. O House deles é dançante na medida certa, o Electro é divertido sem ser caricato e a Disco é retrô sem ser exageradamente saudosista.

No clima de coquetéis luxuosos com comes e bebes de pronúncia difícil, Ost & Kjex recriam a música eletrônica  numa diversão deliciosamente agradável.

Ost & Kjex on MySpace

#Frikadica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails