quinta-feira, 24 de junho de 2010

Kylie Minogue - Aphrodite (2010)


Um dos álbuns de pop mais esperados do ano finalmente chegou! Aphrodite é o 11º álbum de inéditas da australiana Kylie Minogue, e a produção executiva é assinada pelo consagrado - e atualmente em alta - Stuart Price. O inglês tem no portfolio produções para Madonna, P. Diddy, New Order, Seal, Killers, Keane, e o último álbum de Scissor Sisters (ouça aqui).

Nas produções das faixas estão, além de Stuart P., Jake Shears (vocalista dos Scissor Sisters), Calvin Harris, Tim Rice-Oxley (do Keane), entre outros. Encarnando a deusa do amor, ela deixa o electro pesado de seu último álbum X (2007) para fazer um trabalho mais melódico e romântico - mas não menos dançante.

A própria cantora co-escreveu apenas três faixas: Illusion, Too Much, e Looking For An Angel.

Querem ouvir?

01 - All The Lovers
Produzida por Price, essa música é o primeiro single do ábum, e já ganhou vários remixes e um clipe bem bonito (veja aqui). A faixa é meio dançante, meio parada, lembra em alguns momentos Slow, da própria Kylie. Os fãs - e até não-fãs - gostaram bastante da novidade.


02 - Get Outta My Way
Será o segundo single de Aphrodite, e dizem que a australiana já está se preparando para gravar o clipe. Produzida por várias pessoas - incluindo o dinamarquês Cutfather que já trabalhou com Pussycat Dolls, Jamelia e Ace Of Base - ela é bem mais animada e apropriada para as pistas de dança. A letra é um pé-na-b*nda de alguém que não a tratou como merecia, enquanto o som é um resquício do electro de seu último álbum.


03 - Put Your Hands Up (If You Feel Love)
Ela começa devagarinho, mas logo se revela outro hit para baladas. A letra é romântica e até cafona, mas os sintetizadores de Price dão uma amenizada - além de dar uma vontade de dançar sem ligar para o que está sendo cantado.


04 - Closer
Closer é assinada exclusivamente por Price, e o resultado é essa faixa com um instrumental bem acabado que lembra de longe Ladytron, numa versão bem mais pop e comercial. O vocal de Kylie fica como um acessório que enfeita a base eletrônica.


05 - Everything Is Beautiful
O álbum volta a ficar mais melódico, e a Afrodite parece começar a baixar na cantora, enquanto ela fala de rituais que deixarão tudo muito mais bonito. Ela garante um momento mais calmo para um show, com direito a pausa no piano e palmas da platéia acompanhando o ritmo da música. Cafona mas bonitinha.


06 - Aphrodite
A idéia de usar batidas macumbentas/militares apareceu em Bionic da Aguilera e aparece aqui também. A música é mais uma que fica no limite entre o dançante e o romântico. Mas ela representa muito bem o clima do álbum, e dá mesmo a impressão de ter sido a trilha sonora para a sessão de fotos de onde saiu a capa do álbum. Apesar de considerada cafona por muitos, é um conceito interessante.


07 - Illusion

Kylie co-escreveu Illusion com Price, e o resultado só poderia mesmo ser uma excelente música com efeitos eletrônicos, sintetizadores e ecos viciantes. A letra fala de uma confusão causada pela fama e todo o estilo de vida que a envolve. Mas ao invés de utilizar de sarcasmo, como certas Lady GaGas, Kylie faz um synth-pop bem mais refinado e original.


08 - Better Than Today
BTT parece ter sido tirada de um álbum dos anos 1990, o que provavelmente foi a intenção. A letra e a produção são inocentes e meio que exigem uma coreografia representando cada frase do refrão. Se você prestar atenção, no entanto, alguns elementos não deixam a faixa cair no óbvio/tosco como a guitarra de fundo.


09 - Too Much
Foi escrita por Kylie, Jake Shears (dos Scissor Sistors) e Calvin Harris - que também a produziu - o que garante uma dose extra de empolgação e eletricidade. Rápida e até confusa à primeira ouvida, Too Much é uma das melhores do álbum. Alguém parou pra ouvir o que a letra diz? Nem precisa, né.


10 - Cupid Boy
Sebastian Ingrosso (DJ e produtor sueco de electro) e Magnus Lidehäll (produtor sueco de hip-hop) são os responsáveis por essa música. Altamente pop e ao mesmo tempo nada óbvia, a nacionalidade e o background dos produtores provavelmente é uma das maiores culpadas. Se a australiana tiver bons marketeiros - e aparentemente ela tem - Cupid será logo logo lançada como single.


11 - Looking For An Angel
Kylie tem uma óbvia atração por aberturas de musicais e músicas que lembram bailes do século XIX, e é assim que essa música começa. O acompanhamento de cordas e piano permeiam o resto da faixa, mantendo a melodia junto com um refrão bem grudento. Gostosinha e com uma potencial comercial bem grande.


12 - Can't Beat The Feeling
Mais uma vez, produtores do underground do pop e electro se envolveram na produção e escrita. Hannah Robinson já trabalhou com o projeto de electro Ladyhawke; Pascal Gabriel também trabalhou para Ladyhawke, além de Andy Bell (do Erasure), Bebel Gilberto, Goldfrapp e Marina & The Diamonds; e Richard X já é famoso por seu electro sombrio e parcerias com Annie, Kelis e Sugababes. Mais uma vez, o synth-pop conta com elementos diferenciados e uma melodia que parece retirada de um álbum de Nu-disco.


Diferente de muitas cantoras pop - especialmente as americanas - Kylie Minogue raramente faz um trabalho previsível. Apesar de não participar das produções, ela sempre tem pessoas competentes trabalhando para ela. E escolhendo pessoas nada óbvias, seus álbuns sempre têm elementos surpresa.

Aphrodite é obviamente um álbum pop, mas a maioria das músicas não é logo de cara um sucesso violento que dê vontade de ouvir repetidas vezes. E isso é um elogio, já que é exatamente esse tipo de música que requer um cuidado extra ao ouvir - o que indica que um trabalho extra foi feito ao criá-las. Lá pela terceira ouvida, o álbum se revela uma das produções mais refinadas da música mainstream de 2010, pelo menos até agora.

#Frikadica

2 comentários:

Pedro Viccenzo disse...

"A idéia de usar batidas macumbentas/militares apareceu em Bionic da Aguilera e aparece aqui também."
Falando dessa forma parece que você quis dizer que só a Aguilera usou esse tipo de batida... e que bionic foi uma inovação. Mas acredito que não foi essa a intenção e que você quis fazer referência a álbuns lançados esse ano.
Gwen Stefani já usou batidas militares há 3 ou 4 anos atrás, Madonna também já usou, Janet Jackson e até mesmo Kylie em seu úlimo álbum "x".

F. Bassetti disse...

este album foi um tanto quanto decepcionante! =/ uma pena.

Related Posts with Thumbnails