domingo, 18 de abril de 2010

Crystal Castles continua quebrando tudo - e com o mesmo nome!


Não entendeu o título? Continua lendo.

Crystal Castles é um projeto canadense - quem diria, o Canadá atualmente tem uma cena musical bem desenvolvida - composto pelo produtor Ethan Kath e a vocalista Alice Glass. O som deles varia do 8-bit (não sabe o que é? lê aqui) ao punk eletrônico, passando pelo pop e o electro. Tudo misturado numa panela só, jogado pra cima e cuspido na cara de quem estiver por perto.

 (foto: divulgação)

Ao vivo, eles têm fama de dar vexame. Dizem que Alice Glass se exalta e acaba decepcionando... Ou se empolgando demais, depende do ponto de vista... Quando se apresentaram no festival de Glastonbury em 2008, a moça não parava de escalar a estrutura do palco e pular em cima da platéia. Conclusão: interromperam o show. Censura oi?

São barulhentos, são agressivos, são depressivos, e são muito bons. Eles começaram a carreira musical com o lançamento do primeiro single "Alice Practice" em 2006, e desde então lançaram vários EPs e singles. Em 2008, lançaram o primeiro álbum "Crystal Castles" que acabou na lista dos 50 melhores álbuns da década, da revista de música NME. Ficou curioso? Vê o vídeo de Courtship Dating:



Mesmo com toda a gritaria de Alice - e talvez até por causa dela - o som deles é muito produzido e até refinado, mas sem deixar o lado sujo do punk pra trás. Décadance avec élégance.

A ótima notícia do final de semana é que o novo álbum dos canadenses vazou! O nome dele? "Crystal Castles". Original? Não. Dificulta achar informações na internet? Sim. Eu não gostei da brincadeira, mas mesmo assim consegui catar um link pra compartilhar com vocês. Olha as informações do release e o link:

01. Fainting Spells
02. Celestica
03. Doe Deer
04. Baptism
05. Year Of Silence
06. Empathy
07. Suffocation
08. Violent Dreams
09. Vietnam
10. Birds
11. Pap Smear
12. Not In Love
13. Intimate
14. I Am Made Of Chalk
[D/L]


O que acontece no álbum novo? Temos 4 seções:

- Barulhos infernais: Fainting Spells, Doe Deer, I Am Made Of Chalk.
- Paradinhas: Celestica, Empathy, Violent Dreams, Not In Love.
- Dançantes: Baptism, Suffocation, Vietnam, Birds, Pap Smear, Intimate.
- WTF: Years Of Silence (feita a partir de samplers dessa música do Sigur Rós)

Pra quem não gosta de música experimental, talvez não seja uma boa pedida. As faixas parecem meio soltas em meio a muitas referências. Uma hora eles soam como Sex Pistols numa bad trip, outra hora parecem uma versão tediosa de Fever Ray (como em Violent Dreams). A ligação entre as faixas é bem fraca, e são poucas as que realmente prendem a atenção.

Pra quem já curte o som deles, no entanto, esse é um bom álbum. Uma coleção de faixas novas prontas pra serem degustadas aos poucos, repetidas vezes. Pra quem gosta de experimentar coisas novas, é uma viagem e tanto. Requer uma boa paciência e mente aberta.


#Frikadica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails