terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

caio não morreu.

é hora de falar de literatura. e eu sei que ao ler essa frase, a maioria nem vai dar atenção ao resto desse post, mas aos que continuam lendo, parabéns! espero que a maioria conheça Caio Fernando Abreu. aos que não conhecem, é o seguinte. ele nasceu em Porto Alegre em 1948, e foi um dos maiores escritores brasileiros. escreveu romances, autos, crônicas, contos e até um livro infantil. você já deve ter ouvido falar de "Onde Andará Dulce Veiga?" (que inclusive já foi adaptado para o cinema), "O Ovo Apunhalado" ou "Morangos Mofados".

eu descobri Caio sem querer, há alguns anos. fuçando no armário de livros dos meus pais, sempre via uma capa estranha (essa aqui do lado), pegava na mão e guardava de volta. até o dia em que folheei. tomei um susto quando descobri que Morangos Mofados (e meus pais têm uma das edições mais antigas) é um livro de contos com apelo sexual forte, principalmente gay. claro que para o escritor, o sexo sempre vinha acompanhado de muitas outras coisas: romance, brigas, culpa e cargas de descrições e narrativas que poderiam ter sido escritas em versos. me encantei, devorei o livro em pouco tempo e acabei descobrindo que ele é super famoso.

Caio morreu em 1996, mas graças a pessoas competentes, a obra dele ainda é muito admirada e propagada de diversas maneiras. e, depois da muito merecida apresentação, vou ao ponto. o autor chegou à era digital de um jeito moderno e não menos interessante. fãs se dispuseram a levar suas obras à internet usando a criatividade e recursos que ele provavelmente gostaria de ver. as dicas vão numa ordem boa para os iniciantes entrarem aos poucos no universo das obras:

@caiofabreu - para quem tem preguiça de ler (como a maioria, infelizmente), o twitter é um bom jeito de entender um pouco o estilo e a cabeça de Caio ou relembrar a obra. ele é constantemente atualizado com citações e trechos, e pra minha alegria, muita gente segue e dá RT.


No Blogspot - um blog com visual pobre, mas conteúdo bom, se contém em postar trechos das obras do autor em pedaços obviamente maiores do que as do twitter. é um segundo passo para quem ainda tem dúvida se gosta ou se aguenta a densidade. em 2007, o blog parou.

Sem Amor, Só Loucura - esse é o mais próximo de um blog oficial das centenas que existem por aí falando do autor. claramente mais atualizado, o blog posta textos na íntegra, é uma pena que tenha encerrado as atividades em 2008.

No Tumblr - essa dica é pra quem já gosta ou pra quem realmente quer mergulhar de cabeça sem ver se a água tá fria. aqui você encontra praticamente todos os livros do autor na íntegra, em arquivos .doc.

O Flickr - essa é inusitada, e conheço várias pessoas que vão adorar (se é que já não conhecem e adoram). no "Que Seja Doce!!", um pessoal se juntou e transformou frases do Caio em camisetas bem bonitinhas! por enquanto, são só 4 modelos, mas tem potencial pra dar uma boa variada. e melhor, eles fazem masculino e feminino. o preço? R$30,00 + frete. eu acho justo, já escolhi uma pra mim, ó:




e é isso. aos que estão apreensivos ou com preguiça, confiem em mim. Caio Fernando Abreu é um escritor MUITO foda. vale a pena comprar os livros pra ter em casa, reler e principalmente emprestar. as dicas de leitura que eu dei são boas, mas são mais para conhecer. #frikadica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails