domingo, 21 de fevereiro de 2010

Foursquare, um guia cultural DIY.

Era só o que estava faltando, mais uma rede social pra gente fazer um perfil e sair adicionando pessoas. Mas dessa vez, diferente dos últimos flops do Google, parece que vale a pena.

O Foursquare é um site que pretende criar listas de dicas (olha que propício para esse blog!) e coisas a fazer e divulgar para seus amigos. É como um guia cultural no estilo Do It Yourself, uma idéia bem simples, que combina com o visual e as ferramentas do site, e é bastante divertido! Para quem mora em cidades tediosas, é uma ótima maneira de ficar sabendo de novidades legais e lugares escondidinhos. Para quem mora em cidades frenéticas, é uma ferramenta interessante pra se organizar e trocar experiências.



O preceito é básico. Você procura o lugar no site, se ele já estiver registrado, mais fácil. Se não estiver, é só fazer uma ficha rápida do lugar com endereço e nome. Em seguida, você dá a sua dica do que fazer nesse lugar. Por exemplo: "vá à seção de livros infantis, procure o livro 'Onde vivem os monstros', sente numa poltrona e folheie". Ainda tem a opção de colocar um link para o lugar, ou até mesmo uma foto sua lá.

A opção (no Brasil, provavelmente cara) de se conectar pelo telefone e dizer onde você está e o que está fazendo, o chamado "chek-in". Você se conecta pelo seu Palm, Blackberry ou iPhone e através de GPS, você avisa a todos onde está e o que está fazendo. O Foursquare ainda tem opções de linkar com seu perfil no Facebook e no Twitter, e atualizá-los com suas dicas, de acordo com suas preferências. Dizem que quanto mais você dá dicas e mais vezes faz check-in, você vai destravando opções e ganhando prêmios.

No geral, é uma ferramenta bem legal e tem um bom potencial pra dar certo, mas isso vai depender da quantidade de usuários e da força de vontade deles. Se ninguém entrar, ou se as pessoas entrarem e não atualizarem nada, vai virar um cemitério sem propósito nenhum. Por isso mesmo que eu pretendo usar o Foursquare pra dar dicas rapidinhas que tenham a ver com o #frikadica. Quem ficou curioso, entra lá, faz seu checkin e me adiciona! #frikadica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails