sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

cabeção na direção

vai ficar em casa no fim de semana? quer alguma coisa pra assistir semana que vem? pois sugiro uma série de DVDs que não é novidade, mas pouca gente conhece. trata-se da "Director's Series". é um conjunto que tem sete volumes, cada um sobre a obra de um diretor de videoclipes famoso e cabeçudo. daqueles que você pode não ter idéia de quem esteja cantando, mas passa o link do youtube pra todos os amigos, porque o clipe é foda. baixei e gravei a obra de três deles e começo pelo favorito.

Michel Gondry - esse francês começou a carreira fazendo clipes pro Oui Oui, uma banda francesa bem legalzinha, e já fez clipes ótimos pra Björk, The White Stripes, The Chemical Brothers, Radiohead e mais um mooonte de gente legal na música. e é claro, ele é o diretor de "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças". ele adora brincar com montagens e edições malucas, e usa mais efeitos de cenário e câmera do que efeitos especiais. é o que ele mostra no ótimo video de "Dead Leaves and The Dirty Ground", do White Stripes:


o dvd do Gondry é duplo, e ainda tem vídeos antigos do diretor, e propagandas ótimas que ele fez pra Levi's, Polaroid e outras marcas.


Spike Jonze - esse faz uma linha ainda mais louca e inusitada. o diretor/produtor americano ficou bem famoso por dirigir o seriado sem-noção "JackAss" e os filmes "Quero Ser John Malkovich", "Adaptação" e recentemente, "Onde Vivem Os Monstros". já foi casado com a diretora Sofia Coppola, e atualmente namora Karen O, vocalista do Yeah Yeah Yeahs. os clipes de Jonze são (quase) sempre cômicos, e na enorme lista de clientes, estão Björk, Daft Punk, R.E.M., Elastica, Weezer e dezenas de outros. pra ter idéia do senso de humor escrachado, olha o clipe de "Sabotage", dos Beastie Boys:


o dvd dele também é duplo, e também tem um material extra bem legal, com trabalhos não lançados e videos antigos.


Chris Cunningham - o mais estranho de todos, Chris é um inglês com um gosto pelo grotesco e macabro. os clipes dele sempre têm algum monstro, alguma deformidade, ou no mínimo um clima frio, triste e sombrio. um dos trabalhos mais famosos do rapazote é o Rubber Johnny. a música é de seu conterrâneo, o também cabeçudo DJ / produtor musical Aphex Twin. não tem como descrever, só vendo mesmo:


Cunningham também dirigiu para Madonna, Björk (sim, ela é a queridinha dos diretores) e outros. ele também faz exposições e instalações com seus vídeos, e já foi bem premiado por elas. já dirigiu comerciais para o Playstation, Gucci, Levi's e outras marcas. e, graças a deus, o dvd também tem tudo isso nos extras!

agora, pra quem se interessou, aqui vai a dica de ouro. dá pra baixar, e eu vou listar os links pra facilitar a vida:

Michel Gondry: side A / side B (torrents)
Spike Jonze: side A / side B (torrents)
Chris Cunningham: DVD (comunidade do orkut)

nos outros volumes, existem Mark Romanek, Jonathan Glazer, Anton Corbijn e Stéphane Sednaoui, e é válido começar a baixar agora pra assistir na semana que vem. cada arquivo desses tem cerca de 4GB, mas vale muito! #frikadica

Um comentário:

Clarice disse...

michel gondry <3 dead leaves and the dirty ground <3

Related Posts with Thumbnails