segunda-feira, 1 de março de 2010

Entrevista Exclusivíssima com Billie Ray Martin!

Billie Ray Martin, conhecida como a rainha do electro-soul, começou sua carreira na década de 1980, com o projeto eletrônico Electribe 101, que acabou impulsionando sua carreira solo na Europa. Em 1996, lançou seu primeiro álbum solo, "Deadline For My Memories". Com influências do country americano, dance e soul, ela fez um álbum competente que é a cara da década de 1990 e ganhou espaço nas baladas inglesas, americanas e até brasileiras com o hit "Your Loving Arms". A voz de BRM mostrava que era capaz de superar grandes lendas do jazz e ao mesmo tempo conquistar mais do que muitas cantoras da música eletrônica.

Saindo da gravadora, Billie lançou singles avulsos e EPs que  conquistaram muitos fãs do electro e da música eletrônica undergroud. Com produção própria, ela foi se sentindo mais à vontade para mostrar a que veio de fato: colocar no electro a competência vocal e a produção refinada e fria da Alemanha. E foi o que conseguiu com músicas como "Undisco Me" e sua participação em "Je Regrette Everything", do DJ Hell.


Esse ano, BRM volta ao mercado com um novo trabalho solo, The Crackdown Project (além de um novo projeto entitulado The Opiates). Reforçando as raízes eletrônicas e independentes, ela finalmente está livre para chegar novamente perto de seu potencial máximo, e para isso ela não teve nem um pouco de vergonha de lançar um álbum duplo. Com parcerias com Stephen Mallinder, Maertini Broes e Lusty Zanzibar, por enquanto, a cantora só estreou o "Vol.1 - Sold Out To Disco". O "Vol.2 - Darkness Restored" só sai no dia 15 de Março. Cada volume contará com duas faixas inéditas e vários remixes.



A favor da disponibilização digital de seus trabalhos, Billie colocou em seu site dois desses remixes e o primeiro video, The Crackdown. Dá uma conferida:



Simpática, Billie Ray Martin concedeu uma pequena entrevista exclusiva para o Frikadica, confira abaixo.



Frikadica: Entre o projeto The Opiates e suas colaborações, você sentiu que era hora de colocar um esforço maior na sua carreira solo? Ou os artistas que você conheceu te inspiraram a entrar nessa nova fase?

BRM: "Não há uma razão específica para eu lançar vários releases solo em 2010. O álbum dos Opiates será lançado em Maio já que está pronto, ou quase pronto, há algum tempo mas não houve oportunidade para lançá-lo antes. Agora eu tenho meu próprio selo e nada fica no caminho de um lançamento. Meu single solo, que deve sair em Julho, se não antes, está suspenso há muito tempo, já era hora de lançá-lo. Ainda estou trabalhando nele no momento. Quanto a outros artistas me inspirando é mais o caso de o que eu baixar na minha capacidade como DJ que me inspira. Eu dificilmente ouço outras coisas hoje em dia além dessas faixas que eu encontrei para discotecar. Não consigo citar nenhuma inspiração específica, no entanto."


Frikadica: Quais foram as mudanças no seu estilo de trabalho, estando fora de grandes gravadoras? É mais trabalho pesado ou mais satisfação?

BRM: "É mais satisfatório porque o feedback que você recebe é só seu e foi gerado por você mesmo. Mas também é mais difícil porque ninguém te paga, ou te ajuda, ou te encoraja pelo caminho."


Frikadica: Você é conhecida como rainha do electro-soul, e suas novas músicas parecem ser mais eletrônicas e menos soul. Que tipos de estilos podemos esperar em termos de som, de seus próximos trabalhos?

BRM: "Estou começando a trabalhar no meu álbum solo. Ele será influenciado pela electronic disco dos anos 1970 e 1980, mas eu quero levar isso à era digital, ao invés de fazer um retrô. O álbum dos Opiates você pode ouvir o EP no www.myspace.com/opiatesmusic. Nós temos sido comparados com Electribe 101, The Carpenters, Kraftwerk. Mas sim, no geral, eu gostaria de explorar, como sempre, a música eletrônica. Eu não acho que em meu caso, há menos soul no momento. Ao contrário, electronic soul é o que eu faço, seja uma faixa de electro pesado ou alguma outra coisa."


Frikadica: Você poderia citar 5 artistas atuais com quem você gostaria de trabalhar?

BRM: "Não sei.. Ninguém."


Frikadica: Você considera o Brasil pra fazer novas apresentações? O que seria preciso para você vir?

BRM: "Eu estive aí duas vezes no ano passado para discotecar e me apresentar ao vivo. Estou planejando ir com mais frequência, agora. Em Dezembro, ficarei em Buenos Aires por alguns meses, e se eu não for ao Brasil mais do que antes, com certeza irei mais vezes após Dezembro."

Agora é torcer pro álbum ser lançado no Brasil, e esperar - ansiosamente - a hora em que ela dará o ar de sua graça pelas casas noturnas brasileiras! (Se você quiser ler esse post em inglês, é só clicar aqui) #frikadica

Um comentário:

Vinicius disse...

Je Regrette Everything *_*

Related Posts with Thumbnails