segunda-feira, 8 de março de 2010

Segunda-feira, de leve na neve.

Hoje é #MusicMonday, e vou começar a semana com algo bem leve, pra você que ficou ontem até 2h e pouco da manhã vendo a empolgante cerimônia do Oscar. ZZZ. Anyway, pra quem quer ir de leve nessa segunda-feira, vazou pela internet o primeiro álbum solo do Jónsi, vocalista da banda islandesa Sigur Rós (lê-se "shígur rrôus). Em islandês, o nome da banda significa "rosa da vitória", mas é uma alusão à irmã mais nova do vocalista, que nasceu quase junto com o projeto.


A banda lançou seu primeiro álbum em 1998, causando estranhamento desde sempre. O som deles é considerado como "rock ambiental", "rock progressivo" e até mesmo "pós rock". Tudo porque eles usam instrumentos comuns a todas as bandas (guitarra, baixo, bateria), mas de forma diferente. As músicas fluem de forma quase estática, e quando você acha que elas são canções de ninar ou interpretações de caixinha de música, elas viram uma barulheira caótica e revigorante. É só imaginar que você é da terra da Björk, andando por aquelas planícies vaziiiiias, sem árvore, sem animais, sem nada.. Quase silêncio. E de repente você está na boca de um vulcão, tomando lava na cara. Vai ver é assim que eles compõem, né..

Os clipes deles são sempre obras de arte, simbólicos, sensíveis e  enigmátcos. Dá uma olhada no vídeo de Svefn-G-Englar, que conta com a atuação de uma companhia de teatro islandesa cujos membros têm síndrome de down:


Sete álbuns de Sigur Rós depois, e um álbum feito com seu namorado, Jónsi resolveu lançar um álbum solo pela primeira vez: Go. Acompanhando o ritmo do último álbum da banda, ele fez músicas menos ambientais e mais parecidas com músicas de bandas ocidentais. Mas isso é só de leve, porque o clima continua parecendo que ele tirou os arranjos de algum sonho. Em "Go", ele abandona quase totalmente o islandês e o hopelandic (idioma inventado pela banda, baseado nos sons do islandês) pra cantar quase todas as letras em um inglês arrastado e charmoso. Ele ainda brinca com sintetizadores e alguns elementos eletrônicos, pra trazer novos ares às faixas. Dá uma olhada no primeiro vídeo do projeto solo aqui. O segundo vídeo, do single "Boy Lilikoi", é esse:


Pra quem gostou, essas são a capa e a tracklist de Go.

01. Go Do
02. Animal Arithmetic
03. Tornado
04. Boy Lilikoi
05. Sinking Friendships
06. Kolnidur
07. Around Us
08. Grow Till Tall
09. Hengilas





#frikadica

2 comentários:

Vinicius disse...

IEI!

\o/

Vinicius disse...

atualizando:

é o melhor cd de todos os tempos!

Related Posts with Thumbnails