sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Frikadica Mixtape - Melhores de 2012



Me empolguei e não consegui fazer uma mixtape para o final do ano... Fiz duas.

O Lado A tem as mais pops, que poderiam (ou até chegaram a) fazer sucesso em baladas, rádios, ~~paradas de sucesso~~~ etc. O Lado B tem as mais indiezinhas e os rocks, mais pra bater o pé do que a cabeça. Mas não menos amor por elas.

Não coloquei em ordem de preferência, fui tentando deixar a sequência mais fluida. Algumas das músicas saíram de álbuns que eu não gostei; outras foram difíceis de escolher por fazerem parte de um álbum incrível. Com essas últimas, acabei optando pela que eu mais tenho ouvido nos últimos dias.

Bom ano novo! :)

Lado A
01. Dragonette - Live In This City
02. Marina & The Diamonds - Bubblegum Bitch
03. Madonna - I'm Addicted
04. Azealia Banks - Liquorice
05. Die Antwoord - I Fink U Freeky
06. Ke$ha - Warrior
07. M.I.A. - Bad Girls
08. Ellie Goulding - Hanging On (feat. Tinie Tempah)
09. Lana Del Rey - Cola
10. Totally Enormous Extinct Dinosaurs - Stronger





Lado B

01. Garbage - Automatic Systematic Habit
02. Metric - Youth Without Youth
03. Cat Power - Cherokee
04. Santigold - Disparate Youth
05. Norah Jones - Happy Pills
06. Bat For Lashes - The Haunted Man
07. Grimes - Genesis
08. iamamiwhoami - Goods
09. Miike Snow - Bavarian #1 (Say You Will)
10. Niki & The Dove - Under The Bridges

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

2012 em 20 clipes


Sim, me rendi às listas de final de ano. Retrospectiva é um saco, mas lembrar de clipes legais é divertido e bem... É grande parte do foco do blog, então acho que merece um post.

Fiz uma lista dos meus clipes preferidos desse ano, sem muita preocupação. Anotei os que me vieram à cabeça, porque aí fica fácil ver o que realmente me marcou. Eu coloquei em ordem alfabética porque ficou impossível listar em ordem de preferência. Cada clipe tem uma razão diferente pra entrar pra lista.

Separa uma horinha do dia, coloca os vídeos na maior qualidade possível, assista em tela cheia e have fun! ;)

20. Bat For Lashes - All Your Gold
Natasha Khan é uma as minhas artistas preferidas desde a primeira vez que ouvi o Fur and Gold, em 2007. Parece que ela só melhora com o tempo. Simples pra caramba, mas lindo, poético e esquisitinho, o clipe de All Your Gold marcou o lançamento do terceiro disco. A coreografia, a atuação e a fotografia são impecáveis.




19. Björk - Mutual Core
Dona Björk é minha preferida of all times, disso acho que vocês já se deram conta, né. Mas nem precisou puxar a sardinha pro lado dela para colocar o clipe de Mutual Core nessa lista. Dirigidos por Andrew Thomas Huang, os efeitos especiais misturados com cenários e maquetes transformaram a música numa trilha sonora para esse mini-filme.




18. Cat Power - Cherokee
Chan Marshall virou a carreira de cabeça pra baixo com o lançamento do Sun. O disco foi a coisa mais peituda que alguém fez esse ano. Gravou, produziu, mixou e divulgou TUDO sozinha. Nada de empresários, gravadora, gente enchendo o saco. E pra melhorar, o estilo musical saiu do lugar comum e explorou até batidas eletrônicas. O clipe de Cherokee mostra bem a mudança positiva.




17. Clock Opera - Man Made
Poderia ter passado despercebido, mas o clipe de Man Made é uma das coisas mais bonitas e fofas desse ano. Me deixou com lágriminhas nos olhos, sem brinks. Assiste e diz se não é nhóim:




16. Die Antwoord - Fatty Boom Boom
Zoaram feio a Lady GaGa? Zoaram. Pegaram pesado demais? Talvez. Mas fizeram um dos melhores clipes do ano. Aliás, I Fink U Freeky e Baby's On Fire só não entraram nessa lista porque eu queria deixar espaço para mais gente. Mas mereciam!




15. Diplo & Don Diablo - Make You Pop (Reprise)
A música não é a sétima maravilha, mas o clipe bizarro e engraçadíssimo é memorável. Eu lembrava das cenas, mas não tinha mais ideia qual era de quem era a música.




14. Dragonette - Live In This City
O trio já é fofinho suficiente, mas conseguem ser palhaços também. Esse clipe podia muito bem ter estreado na última temporada de RuPaul's Drag Race. S2




13. Ellie Goulding - Anything Could Happen
A direção de arte do clipe é tão bonita que a gente releva o fato de ter um sósia do (BLERGH) Skrillex. E releva o fato de que a Ellie namora o original. Mas enfim, o clipe e a música são fofos, além de trazer uma nova - e ótima - fase na carreira musical da inglesinha.




12. Feist - The Bad In Each Other
Esse é um dos mais fodas da lista, tenho que reconhecer. Martin de Thurah sentou a mão nas histórias entrelaçadas pela morte e me deu arrepios em todas as 2 vezes em que eu respirei fundo e apertei play.




11. Florence + The Machine - Never Let Me Go
Florence pisou na bola nesse ano, pra mim. Claro que o show dela aqui em SP foi lindo e empolgante e tal... Mas o Ceremonials me deixou meio chupando o dedo, apesar de uma ou outra faixas serem bem boas. O clipe de Never Let Me Go me marcou pela fotografia e pela estética suja. Aliás, a Florence morena ficou monstruosa, hein.




10. Grimes - Genesis
Nossa nova queridinha do indie fez muita coisa boa esse ano. Tive que escolher só um clipe, então Genesis subiu pro topo da lista. Os figurinos, as danças, as locações... Palmas!




09. iamiamiwhoami - Sever
Dá até raiva pensar em como eles acertam na produção toda a vez, mas iamamiwhoami tinha que estar nessa lista. E não é especialmente pelo vídeo de Sever, mas pelo longa inteiro. Os vídeos (que na verdade é um só) das faixas do álbum kin são lindos, medonhos, fofos... E merecem uma olhada na íntegra: todos, em sequência. Quando tiverem tempo, façam isso.




08. M.I.A. - Girls
Ah, M.I.A.... Para de lixar as unhas em cima desse carro em alta velocidade, desce aqui e me dá um abraço. Aproveita e volta pra fazer shows aqui no Brasil, e lança logo esse disco novo, que a gente tá esperando desde fevereiro!




07. Metric - Youth Without Youth
Já é o segundo disco do Metric em seguida que entra pra minha lista de preferidos do ano. Não pulo nem uma faixa, e dá coceirinha de ouvir mais de uma vez seguida. Youth Without Youth foi o primeiro single do Synthetica, e o clipe dá arrepiozinhos e vontade de quebrar umas coisas. Maldito diretor que cortou a cena final, dá um desespero a mais!




06. Niki & The Dove - The Fox
É simples, é tosquinho, mas é por isso que é bom. A mistura de efeitos retrô (sem cair na mesmice de filtros do Instagram) rendeu esse clipe lindão, com uma música tão boa quanto. Niki & The Dove apareceram do nada (pelo menos pra mim) e já pularam pros favoritos do meu iTunes.




05. Norah Jones - Happy Pills
Hora da deprê. Se bem que esse clipe é mais fofo do que triste, mas a música... Aliás, se você ainda não ouviu Little Broken Hearts, vá ouvir assim que acabar de ver essa lista. Modest Mouse produziu as músicas escritas pela Norah Jones e eu tive que jogar fora qualquer objeto cortante ou perfurante aqui em casa. Aí você lembra que o pai dela faleceu esse mês e afffff... :~~




04. Santigold - Disparate Youth
Uma das produtoras mais foda da música, Santigold deu as caras de novo em 2012. Master Of My Make-Believe é um disco fodaço, com muitas músicas e clipes legais. Mas Disparate Youth foi a que mais grudou no meu ouvido, daquele tipo que você decora o refrão só de ouvir uma vez.




03. Sigur Rós - Fjögur Píanó
Esse projeto Mystery Films do Sigur Rós foi uma das coisas mais esquisitas, engraçadas e interessantes do ano. O vídeo de Fjögur Píanó foi o mais comentado deles. Muita gente viu por ser cabeça, muita gente viu por causa do pipi do Shia Lebeouf. Eu vi pela bizarrice (e por pagar um pau pra banda).




02. Scissor Sisters - Let's Have A Kiki (instructional video)
Uma das músicas mais gays que alguém já gravou, sem dúvida. É ótima e o vídeo que ensina a dancinha é de cair no chão. Brigado por isso, Scissor Sisters!




01. vuvuVultures - I'll Cut You
Outra banda que apareceu no meu iTunes meio do nada, e tá lá até hoje. I'll Cut You é uma das minhas músicas mais ouvidas do ano, e o clipe foi um dos que eu mais assisti. A cena do grito me fez colocar repeat umas 3 vezes.






#Frikadica

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MNDR - Feed Me Diamonds (video)


Já falei do duo MNDR por aqui? Não, né. Então, a dupla formada pela Amanda Warner e Peter Wade - mas mais pela Amanda do que pelo Peter, já que ela se apresenta ao vivo como artista solo - faz um synthpop bem fácil de ouvir. Não puxa tanto pelo dançante mas também não chega à lentidão de um triphop.

Nesse ano, eles lançaram seu primeiro álbum, Feed Me Diamonds. O que me chamou mais a atenção foi a terceira música de trabalho - ou melhor, o vídeo dela. Apesar da simplicidade das imagens, o clipe tem a participação da Raven (quem não sabe quem ela é, plmdds baixe e assista todas as temporadas de RuPaul's Drag Race).



Amou? Dá uma olhada no primeiro clipe do disco, #1 In Heaven:



#Frikadica

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Frikadica Mixtape 2012.7


Ok, todo mundo notou que o blog tá parado, certo? Andei viajando, ~~curtindo umas férias~~, pensando numa nova cara pro blog... Mas voltei pra fazer mais uma mixtape!

Dessa vez, escolhi músicas que combinam com esse calor do Zaire que a gente anda recebendo nesse pré-verão. Eu ando ouvindo muita coisa diferente junta, então não notem que eu coloquei Ke$ha, Bat For Lashes e Crystal Castles na mesma seleção. Como tesourinho, coloquei uma participação da Ellie Goulding em uma faixa do russo/alemão Zedd que quase passou batida pra mim no meio de tanta coisa pra ouvir (sim, eu tenho mantido minha lição de casa atualizada).

Põe uma regata, uns shorts de lycra e aperta o play:


01. Azealia Banks - Esta Noche
02. Dragonette - Live In This City
03. Ke$ha - Warrior
04. Icona Pop - I Love It (feat. Charli XCX)
05. Crystal Castles - Plague
06. Elliphant - Down On Life
07. Bat For Lashes - Oh Yeah
08. Sarah Blasko - I Awake
09. Ellie Goulding - Figure 8
BÔNUS: Zedd - Fall Into The Sky (feat. Ellie Goulding)


Para baixar essa mixtape, clique aqui.



#Frikadica

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Björk - Mutual Core (video + making of)


Finalmente! (Finalmente estou postando de novo, e finalmente estreou o clipe de Mutual Core!).

O diretor Andrew Thomas Huang pegou a faixa mais eletrizante do Biophilia e a retratou de forma impressionante - e quase literal - em seu vídeo. Björk interage com "seres minerais"/placas tectônicas que interagem para criar explosões, vulcões e, naturalmente, novas terras.

Pra assistir em 1080p, em tela cheia:


Quem tava reclamando que a era Biophilia não tinha muitos clipes por priorizar os apps para iPad e iPhone agora pode se aquietar.

O vídeo de Mutual Core foi lançado hoje para ajudar na divulgação do Bastards, álbum de remixes do Biophilia, que será lançado no dia 19 de novembro. Para os mais aficcionados (eu), aí vai o making of do clipe:



Foda, hein! Quando será que Björk vem remediar o show cancelado em SP? (Esperança é a última que morre)



#Frikadica

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sarah Blasko - I Awake (video)


Sarah Blasko está de volta, e em boa forma musical! "Como assim, de volta? Quem é essa?". Pois é, por aqui ela realmente não é muito conhecida. Mas essa australiana já tem quatro discos solo, além de um com o trio Seeker Lover Keeper e os lançados com sua ex-banda Acquiesce. Todos os trabalhos são assustadoramente bons, especialmente quando se vê o pouco sucesso que fizeram fora da Austrália.

Agora com seu quarto trabalho, I Awake, Sarah Blasko parece continuar não se importando muito com o sucesso fora do seu país, mas a música não perdeu em nada por isso. Pelo contrário, parece mais forte do que nunca.

O vocal agudo e rouco continua soltando letras profundamente tristes, uma espécie de Bat For Lashes mais puxada para o lírico. Dá uma olhada no novo vídeo, que aliás é uma obra de arte. Pra assistir em tela cheia, em HD.



O diretor do vídeo, Mike Daly, já ganhou vários prêmios locais por seus clipes e comerciais. Entrou pra minha lista de clipes do ano.

Pra quem ainda não conhece a cantora, aqui vai uma pérola mais antiguinha (2009):


Vocês já conheciam a Sarah Blasko? O que acharam dos clipes e das músicas?



#Frikadica

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Die Antwoord - Fatty Boom Boom (video)


Nossos amiguinhos fofos do Die Antwoord anunciaram na semana passada que lançariam o clipe de Fatty Boom Boom, e hoje ei-lo! Não sei se é impressão minha, mas parece que eles não gostam muito da Lady GaGa... O que vocês acham?


Pelo o que eu entendi desse ódio todo, a Lady GaGa havia dito há algum tempo que gostaria que eles abrissem os shows da turnê dela... Acho que não vai rolar! MAS enquanto isso, algum festival COF COF Sónar COF COF podia muito bem trazê-los pra cá, né?



#Frikadica

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Adriana Partimpim - Lindo Lago do Amor (video)


Vamos aproveitar uma fofice em homenagem ao Dia das Crianças? A Adriana Partimpim fez isso pra gente, com seu novo clipe, lançado especialmente para a data. Lindo Lago do Amor, uma regravação de Gonzaguinha, traz um teatro de marionetes de feltro com a própria Adriana e sua banda.

 

Lindo Lago do Amor faz parte do novo disco infantil da cantora, Partimpim Tlês, que já está à venda.

Quer mais fofura de quiança? Dá uma olhada aqui. hahahaha





#Frikadica

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Frikadica Mixtape Especial Glow Pop


O feriado dessa sexta não é a única boa notícia da semana. Na quinta à noite eu vou tirar as teias de aranha e matar a saudade das picapes, na estreia da Glow Pop. A festa é uma edição mais pop (dãr) da Glow In The Dark, onde eu já toquei algumas vezes.

As pessoas que me conhecem não se decidem: algumas acham que eu só gosto de artistas indie, outras acham que eu só gosto de pop. A verdade é que eu gosto de tudo um pouco, então fazer um set pop é sempre divertido.

Daí eu me empolguei e fiz uma mixtape pra vocês já irem sentindo como vai ser a festa. ALIÁS, se você não comprou ingresso, sinto muito informar que eles já estão esgotados. :(

De qualquer forma, enjoy! Se não for na Glow Pop, coloca pra dançar na sala:


01. Azealia Banks - Liquorice
02. Nicki Minaj - Stupid Hoe
03. David Guetta - I Just Wanna F (feat. Timbaland & Dev)
04. Nelly Furtado - Big Hoops (The Bigger The Better)
05. Christina Aguilera - Elastic Love
06. Kylie Minogue - Timebomb
07. Dragonette - Right Woman
08. Madonna - I'm Addicted
09. Marina & The Diamonds - How To Be A Heartbreaker
10. Ellie Goulding - I Need Your Love (feat. Calvin Harris)


Para baixar essa mixtape, clique aqui.





#Frikadica



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Peaches - Burst! (video + remixes)


Peaches está viva! Depois de lançar 1 ou 2 álbuns mornos (quem se lembra?), fazer um musical ópera-rock, um filme em sua própria homenagem e mais um monte de outras bizarrices, a canadense está de single novo.

Na verdade, se trata de um EP com várias versões e remixes da faixa inédita Burst!. E a Peaches precisa urgente dar uma atualizada nas redes e no site oficial, porque mesmo com o EP tendo sido lançado no dia 1º, ela ainda não o divulgou oficialmente.

Das 7 versões, algumas se destacaram por trazer novos ares pra carreira meio empoeirada da DJ/cantora/produtora/performer/ex-bibliotecária: a versão fodíssima da planningtorock, o remix incrível do Bart B e o alucinante Child In Disguise Remix. Dá uma ouvida e vê se não vale a pena:

Peaches - Burst! (Original Mix)


Peaches - Burst! (Bart B More Remix)


Peaches - Burst! (planningtorock Remix)



Peaches - Burst! (Child In Disguise Remix)


Fiquei me perguntando se ela anda se drogando menos (ou mais), porque fazia algum tempo que ela não fazia algo tão renovador. Aí eu me dei conta de que o EP foi lançado pelo selo Boysnoize Record, com produção do próprio Boysnoize em parceria com XXXChange. Tá explicado.


[UPDATE]
Estreou o clipe de Burst!, e parece que alguém andou fumando crack! hahaha Gostei.



#Frikadica

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Róisín Murphy - Simulation EP (estreia)


Sim, é mais migalha. Já que a Róisín Murphy não tem nada grande planejado - além de mais um bebê a caminho, segundo as fotos que ela tem postado no Facebook - a gente fica esperando coisas menores. E ok, ela até tem dado a cara com alguma frequência, na forma de featurings e colaborações.

Foi assim com Flash Of Light, parceria com Luca C & Brigante lançada há um mês (ouça aqui), e agora de novo com a inédita Simulation. E para quem está esperando um club hit como Let Me Know, pode tirar os pôneis irlandeses da chuva. Parece que ultimamente ela está determinada a criar músicas perfeitas para a trilha sonora de um desfile; nos headphones, elas não chegam a ser tão empolgantes. Isso não significa que são ruins, é claro.

O EP contém não só o mix original - com ONZE MINUTOS E MEIO de duração - como também um dub mix (boring) e um remix excelente assinado pelo seu compatriota Mano Le Tough. Respira fundo e dá play como música de fundo.

Róisín Murphy - Simulation (Original Mix)

 
Róisín Murphy - Simulation (Mano Le Tough Remix)

Róisín Murphy - Simulation (Dub Mix)


O EP de Simulation já está à venda no iTunes. ;)



#Frikadica

domingo, 30 de setembro de 2012

Bat For Lashes - All Your Gold (video)



É tão bom ter um artista que não te desaponta, não importa se eles mudam o visual ou se aventuram em outras estilos e influências musicais. Natasha "Bat For Lashes" Khan é uma dessas, pra mim. À beira do lançamento de terceiro álbum, The Haunted Man, ela não só já está apresentando novas músicas em seus shows como também está fazendo uma divulgação bem legal do trabalho.

A novidade desse domingo é o clipe de All Your Gold, novo single da inglesa. Mais simples do que a maioria dos vídeos de sua carreira, esse é apenas uma performance de ~~dança contemporânea~~ em uma praia, de dia e de noite. A atmosfera sombria continua sendo sua especialidade, e tomara que continue assim.

Pra encerrar bem o final de semana (ou começar bem a semana e o mês):





#Frikadica

terça-feira, 25 de setembro de 2012

No Doubt - Push And Shove (video)


Preciso admitir que estava super ansioso pela volta do No Doubt. Sempre curti o som da banda, e isso inclui o pop grudento da carreira solo da Gwen Stefani. As expectativas estavam nas alturas, óbvio. E como era lógico, me decepcionei feio. Achei o novo álbum bem fraco, confuso e com referências que não fizeram sentido pra mim.

Mas algumas faixas se salvaram na minha opinião. O primeiro single, Settle Down, foi uma delas (veja o clipe aqui). Já a faixa-título Push And Shove não me conquistou de início, mas ao ouvir algumas vezes a gente se entendeu melhor. O suficiente para eu ficar curioso para ver o clipe.

Mas aí a decepção voltou. O clipe não é ruim, mas eu estava torcendo para ser um curta com algum apelo mais forte ou uma história... E acabou que é uma desculpa para a Gwen Stefani fazer caras e bocas com o resto da banda - eles existem! - ao fundo. OK, ela é linda e fofa e etc... Senti falta do No Doubt.



No fim das contas, esse clipe serviu pra me dar vontade de ver um dos melhores clipes que eles já fizeram, na minha opinião: Hella Good.

Sdds anos 90/2000. :(



#Frikadica

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ellie Goulding - I Know You Care (estreia)


Se o clipe de Anything Could Happen trouxe uma Ellie Goulding mais bizarrinha e quase como uma versão feminina do seu namorado, Skrillex, I Know You Care traz de volta a fofura.

A cantora é só um detalhe no vídeo que traz imagens do filme Now Is Good, do qual é trilha sonora. Dakota Fanning e Jeremy Irvine encarnam os personagens principais do longa no qual ela está com leucemia e faz uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer.

Segura o choro:


Bonito, né? A música não me conquistou de primeira, mas tenho a impressão que em uma segunda ou terceira ouvida, eu me acostumo.

A faixa faz parte do Halcyon, novo álbum da inglesa, que estreia em outubro.



#Frikadica

Miike Snow - Pretender (estreia)


Eu sinceramente achei que a era Happy To You, do Miike Snow, havia acabado. Pelo visto, ela ainda está dando seus últimos (?) suspiros.

Depois dos clipes enigmáticos de Devil's Work, Paddling Out e The Wave, o personagem Jean Noel volta em uma performance meio reality show. Isso porque o vídeo de Pretender foi gravado durante a apresentação do trio no Hard Festival, em Los Angeles.

Jean Noel - depois de ser capturado e modificado por aliens e presenciar destruições e massacres causados por eles - vai entender o que é um festival.



Acho que fiquei fascinado com essa história bizarra, e estou torcendo para essa série de vídeos não ter acabado. Sou o único?



#Frikadica

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bat For Lashes - All Your Gold (single + live)


Bat For Lashes está em plena fase de divulgação do novo trabalho, The Haunted Man. Há algumas semanas, veio o primeiro single e clipe: Laura (veja aqui). Depois, a divulgação da faixa Marilyn, com direito a download gratuito.

Agora é a vez do segundo single, All Your Gold. Depois de apresentá-lo ao vivo durante o iTunes Festival London 2012 e o Bestival 2012, ele já está à venda no iTunes. A música pega pesado nos sintetizadores e clima 80's, mas deixa um pouco de lado as batidas marcadas e quase tribais. Digamos que é uma influência gótica mais leve - e não menos deliciosa.

Bat For Lashes - All Your Gold

E olha a apresentação ao vivo, da música:



Tá entre os mais aguardados do ano, pra mim. :)



#Frikadica

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dragonette - Live In This City (video)


A semana já começou bem! Quem também está de clipe novo são os canadenses do Dragonette. Para quem não sabe, o disco Bodyparts vazou na semana passada e parece ter dividido bastante as opiniões. Com exceção de 3 ou 4 faixas da primeira metade, que não me conquistaram de primeira, achei o trabalho bem bom.

Com um apelo ainda mais pop do que as últimas investidas da banda, eles já haviam divulgado o divertido clipe de Let It Go (veja aqui), e agora é a vez de Live In This City. A música, que para mim está entre as mais fracas da tracklist, ganhou uma abordagem debochada nas mãos da diretora Wendy Morgan - que já havia trabalhado com eles, além de já ter dirigido clipes de Janelle Monáe, Gnarls Barkley e Bloc Party.

Se a Cat Power estava caçando zumbis (veja aqui), Martina, Dan e Joel saem pela cidade transformando cidadãos comuns em hookers/drags/fierce bitches.



O vídeo é tão legalzinho que já estou gostando mais da música. E não é ótimo ver Dan e Joel aparecendo mais junto com a Martina, pra variar? Já tô vendo as chaser caindo de amor pelo baterista Joel Stauffer (o urso).



#Frikadica

Cat Power - Cherokee (video)


Sabe quando a gente reclama que um artista lançou um disco novo e é só mais do mesmo? Com a Cat Power não é assim. Ela sempre soube se reinventar muito bem, passando do garage rock ao indie rock, ao rock experimental, ao folk, ao jazz, ao blues, ao soul e agora - pelo menos é assim que eu descrevo - um new grunge.

Sun, o novo disco da americana, abre mais uma nova fase da sua carreira. Inspirada pela vida amorosa que sofreu umas turbulências recentemente - ela e o ator Giovanni Ribisi se separaram e pouco depois ele se casou com uma modelo, ela entrou em depressão. Chan "Cat Power" Marshall resolveu ~~dar a volta por cima~~.

Ao contrário dos últimos trabalhos, que foram cheios de participações de instrumentistas, ela resolveu fazer tudo por conta própria. A composição, a produção, a divulgação e todos os instrumentos do disco ficaram nas mãos da própria Cat Power. E agora ela já pode colocar "diretora de vídeo" no currículo.

O clipe de Cherokee é o primeiro oficial do novo trabalho - além do vídeo/anúncio de Sun, que focou na faixa Ruin (veja aqui). Agora, além de loira e com o cabelo curto, ela é uma sobrevivente do apocalipse que tenta recuperar pessoas transformadas em zumbis. É sério.



Só eu estou amando essa nova fase? Como toda mudança, de início é difícil se acostumar, mas depois de ficar com os olhos arregalados é difícil não abrir um sorriso. Ainda mais quando aparece Abuelito, o buldogue francês da própria Chan. Nhoim! <3>



#Frikadica

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Björk - Mutual Core (video) - fake


Ela fez!! Ela fez!!! Ela fez? Jamais pensaria que depois de todos os apps, versões deluxes, livros, documentário e da enorme turnê - com direito a pausas traumáticas :( por motivos de saúde - a Björk ainda tivesse fôlego pra lançar um novo clipe. E na verdade, não sei se foi isso que ela fez.

Eu vou dizer que eu ainda estou em dúvida se é mesmo um clipe oficial, porque é a primeira vez que vejo seres humanos com jeito de... humano, num vídeo dela. Isso sem contar que as redes oficiais da cantora não deram um piu. E agora?

Oficial ou não, o vídeo de Mutual Core - a faixa preferida do Biophilia, para muitas pessoas - consegue resumir muito bem todo o trabalho da cantora de 2011 pra cá. As emoções e interações que permeiam desde o universo molecular, celular, corporal até o universo dos astros, sistemas solares e galáxias. Do macro ao micro.

E dá para ver isso muito bem representado através das mulheres e homens cujos corpos se confundem e se entrelaçam e através dos seres aquáticos que parecem fazer um ritual de acasalamento. Alguém pensou em mensagem subliminar de homossexualidade? Não seria impossível, Björk tem adorado levantar uma bandeira de uns tempos pra cá.

Mas vamos ao que interessa, sim?



Gostei bastante do resultado. Talvez eu teria deixado as cenas um tiquinho mais rápidas e acompanhando as batidas da música. Mas não dá pra reclamar. :)

Via

[UPDATE]
Arrá!!! Adoro leitores bem informados! Acabei de saber pelo Antonio Roque (brigado!) que esse vídeo não é oficial de Mutual Core. Ele é na verdade um trecho de um vídeo chamado Solipsist (veja aqui), que foi feito pelo Andrew Thomas Huang. Ele é o diretor do verdadeiro clipe de Mutual Core - que ainda não foi lançado.

Ai meu coração! Imagina o que deve vir por aí. Agora vamos esperar o clipe de verdade!



#Frikadica 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Quer um vale-compras de R$100 na Conto do Vigário?


Lembra da loja Conto do Vigário? Já falei dela faz um bom tempo, naquele post sobre camisetas de bandas!

Pois bem! Eles são parceiros e me deram um vale-compras de R$100 para sortear aqui no blog. Mas como nada na vida é de mão beijada, para ganhar esse brinde vocês vão ter que rebolar gastar alguns cliques. Não se preocupem, é super fácil.

Estão vendo a foto no começo do post? Eu quero que vocês me digam: quem é a pessoa que aparece na estampa da camiseta? (Dica: deem uma olhada no site da Conto do Vigário)

Deixem suas respostas nos comentários desse post, podem deixar quantos palpites diferentes quiserem. Mas atenção a algumas regrinhas, que se não forem cumpridas, desclassificarão o palpite:

- Deu o mesmo palpite mais de uma vez = palpite será deletado
- Deixe apenas um palpite por comentário
- Deixe seu nome e e-mail para contato
- Erro de grafia/digitação no palpite = palpite desconsiderado
- Você tem que morar no Brasil para poder receber o prêmio
- Curtir o Frikadica e a Conto do Vigário no Facebook

Entre os palpites corretos, será feito um sorteio às 16h da quarta-feira (05/09). Se houver apenas 1 resposta correta, essa pessoa será automaticamente a ganhadora. Apenas uma pessoa ganhará o vale-compras de R$100, que deverá ser gasto na loja virtual da Conto do Vigário.

O sortudo (ou sortuda) vai poder usar o vale-compras e comprar peças ótemas como essas aqui, dá uma olhada:


(eu tenho essa bermuda e essa t-shirt da Mona Lisa mwahahaha)



Boa sorte a todos! :)

[UPDATE]
Bom, eu ia até postar a foto da camiseta pra vocês saberem a resposta, mas pelo visto tava bem fácil mesmo né? hahaha

Então, está feito o sorteio (pelo Random.org) ! Resultado: número 26. E o dono do comentário nº26 é o Fábio Reis. Parabéns, Fábio! Fica de olho no seu e-mail que vou entrar em contato.



Obrigado a todos que participaram! :)


#Frikadica

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

No Doubt - Push and Shove (estreia)


Ok, estou meio perdido. O primeiro single do Push and Shove - comeback do No Doubt depois de 10 anos sem lançar nada inédito - era o climão gostoso de ska misturado com pop, rock, reggae... Bem como eles sempre fizeram.

Agora eles lançam o novo single - faixa-título do álbum - Push and Shove, produzido pelo Diplo, durante o programa de rádio do Ryan Seacrest e... Por favor me expliquem o que é isso.



Dance? Dubstep? Não entendi nada. :(




#Frikadica

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Róisín Murphy - Flash Light e um trecho de Non Credere


Lá vamos nós comer migalhas da Róisín Murphy, que há anos vem prometendo um comeback de verdade. Pelo menos dessa vez vazou uma faixa inteira, e em versão final.

Flash Of Light faz parte de um EP que a cantora está lançando em parceria com os italianos Luca C & Brigante. Ao contrário da primeira versão que apareceu na web, um remix do Solomun (que você pode ouvir aqui), a original ficou bem legal e com o tamanho certo - mesmo tendo 6 minutos.

Ouve aí e me diz o que acha:

Róisín Murphy - Flash Of Light (with Luca C & Brigante)


Segundo a Róisín, ela já acompanhava e admirava a música do duo italiano e sempre achou que fosse como uma "o som de uma festa no final do mundo", e que a parceria tem exatamente essa inspiração. Um disco renovador, mas ao mesmo tempo apocalíptico.

Outra faixa do EP será Non Credere, um cover da cantora Mina cantado em italiano, que até agora só teve um pequeno trecho circulando pela internet. Parece boa, mas mais calma: http://youtu.be/OITABcM_D8o





#Frikadica

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Frikadica Mixtape 2012.6

Ok, dessa vez eu deitei e rolei na escolha das faixas. Coloquei até duas da Grimes - apesar de que uma delas é um featuring - e misturei o hip-hop eletrônico do Death Grips com o dance-pop dos Scissor Sisters. E só para não ficar muito 2012, joguei um Kleerup feat. Lykke Li lá de 2008.


Enjoy!


01. Sleigh Bells - Comeback Kid
02. Dragonette - Rocket Ship
03. Yeasayer - Damaged Goods
04. Death Grips - Hacker
05. Azealia Banks - Fierce
06. Scissor Sisters - Keep Your Shoes
07. Blood Diamonds - Phone Sex (feat. Grimes)
08. Grimes - Genesis
09. Kleerup - Until We Bleed (feat. Lykke Li)
BÔNUS: Björk - Mutual Core (16-bit Remix)


Quer baixar essa mixtape? Clica aqui.



#Frikadica

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Grimes - Genesis (video)


A freak mais queridinha do indie tá de clipe novo! Genesis é o terceiro vídeo de divulgação do álbum Visions, e o mais recheado de informações e referências.

Só de passagem, algumas cenas me lembraram Karma Police do Radiohead, 1234 da Feist e Windowlicker do Aphex Twin. Sem contar a influência visual das meninas de Harajuku, dos clubbers do techno industrial, e claro, do grunge.

Mas a gente sabe que a Grimes é tudo isso colocado num liquidificador, e não adianta ficar tentando explicar o por quê de todas essas referências. Lay back and enjoy:



Pfvr sem comentários que se refiram a Lady GaGa! hahaha




#Frikadica

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Projeto Smirnoff Music Mob – música coletiva em SP


Sabe quando você tá feliz com seus headphones e sai batucando a música, ou fica imaginando como você faria diferente? Não é todo mundo que tem oportunidade de participar de uma produção musical... Ou é?

Imagino que tenha sido com essa ideia de ~~democratização~ que a SMIRNOFF® pensou no projeto SMIRNOFF® Music Mob. Todo mundo tem um músico latente guardadinho, e qualquer hora pode ser a hora pra botar isso pra fora.

Com várias estações musicais espalhadas por São Paulo, várias pessoas simplesmente subiram ao palco, pegaram um instrumento musical e improvisaram. Todo esse material foi reunido para virar uma música e um clipe coletivos produzidos por ninguém mais que o Gui Boratto.

Parênteses: Pra quem tá com a memória enferrujada, Boratto é um dos produtores brasileiros mais reconhecidos lá fora., com 3 discos lançados pelo selo alemão Kompakt (o mesmo do WhoMadeWho) e passagens pelo Coachella e Montreux Jazz Festival.

E aí a música coletiva virou essa belezinha de vídeo aqui ó:




Legal, né! Quero ver mais ideias legais assim, com música na rua! Não sei vocês, mas eu não consigo dar 1 passo pra fora de casa sem uma trilha sonora.

E vale lembrar: Divirta-se com reponsabilidade!

Quer saber mais? Corre lá na página da SMIRNOFF®!



#Frikadica

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Feist - Anti-Pioneer (video)


Oi, cê tá deprê? O novo vídeo da Feist tá, mas é lindo mesmo assim.

Anti-Pioneer é uma das músicas mais densas do álbum Metals, e ganhou um clipe dirigido por Martin de Thurah. Ele já dirigiu o excelente The Bad In Each Other (veja aqui), e também já trabalhou com a Fever Ray. É simples, mas eficaz:



Pronto, pode voltar a ouvir alguma coisa mais animada para o final de semana!



#Frikadica

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ellie Goulding - Anything Could Happen (Instagram Fan Lyric Video)


Mesmo com um sucesso meio inesperado e tardio da faixa Lights nas paradas americanas, a Ellie Goulding está começando mesmo os trabalhos de divulgação do novo álbum, Halcyon.

Depois de apresentar o vídeo de Hanging On, parceria com o rapper Tinie Tempah (veja aqui), a inglesa começa a divulgar o primeiro single da nova fase - Anything Could Happen.

Para isso, ela pediu ajuda dos fãs através do Instagram, o que resultou em um lyric video um pouco mais original dos que tem sido feitos por aí. Além da letra da música, dá pra ver as fotos que os fãs mandaram para o projeto.


Ficou bonitinho, né? Já a música, não tenho certeza se é um hit em potencial, e em alguns momentos ela se torna sem graça e repetitiva. Com algumas ouvidas, dá para se acostumar, mas não é exatamente o que eu esperava.

Será que Halcyon foi feito às pressas ou é só a primeira impressão? Aliás, olha a capa do álbum, que fofinha:




#Frikadica
Related Posts with Thumbnails