terça-feira, 20 de julho de 2010

Björk em Conferência Pró-Islândia


Foi ontem, 19 de Julho de 2010, às 16h (horário local) na Nordic House em Reykjavík. A capital islandesa conta com esse prédio como uma casa de cultura nórdica, utilizada pelo Conselho Nórdico para sediar eventos, exposições, conferências e shows.

E quem utilizou o espaço nessa segunda-feira foi a pequena Björk. Resumão: a Islândia foi o país mais afetado pela crise mundial do ano passado, os bancos nacionais foram vendidos a preço de banana e eles praticamente foram à falência. Como tentativa de se reestabilizar, o governo está negociando a venda de direitos sobre exploração de energia magmática no país para uma empresa sueca. O contrato duraria 65 anos e poderia ser renovado por mais 65.

Infelizes, desconfiados e já se armando, várias figuras islandesas decidiram abrir o bico e escrever cartas ao governo com algumas perguntas a respeito da venda, e questionando a decisão oficial. E acredite, num país como a Islândia, essas cartas têm um peso grande, e o governo não poderá fazer o que bem entende se a maioria da população desaprovar.

E então ontem foi realizada uma conferência pública em que as perguntas foram lidas ao público, discutidas e rolou até um pocket show da Björk! No video, ela lê algumas das perguntas:


Se o seu islandês está meio enferrujado, aqui estão as perguntas em inglês.

Quanto ao pocket show, Björk cantou apenas três músicas, acompanhada de um piano e nada mais: Oceania (em islandês), Vertebrae By Vertebrae e Hjá Lyngri Móðu. Essa última é uma composição islandesa até então inédita na voz da cantora. Ouça:

Björk - Hjá Lyngri Móðu (Live)

Para mais informações:

#Frikadica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails