segunda-feira, 12 de julho de 2010

#Tesourinho 12 - Candy Says

Capa do álbum "Peel Slowly And See" de Velvet Underground & Nico 

Em 1965 surgia uma das bandas mais influentes da história do rock. The Velvet Underground tinha em sua composição original ninguém menos do que Lou Reed e John Cale - lendas vivas da música. O primeiro álbum ainda teve participação da cantora alemã de folk Nico, e a banda também era xodó do artista plástico Andy Warhol, que criou uma das capas de álbum mais famosas até hoje:

Candy Darling

Em seu álbum "The Velvet Underground", de 1969, eles lançaram um clássico do rock deprê: Candy Says. A letra é uma homenagem a uma das musas de Warhol, a atriz e modelo transsexual Candy Darling. Ouça a versão original:

The Velvet Underground - Candy Says


Desde seu lançamento, a música ganhou algumas versões de artistas famosos, entre elas está uma cantada ao vivo por Beth Gibbons (vocalista da banda de trip-hop Portishead) e Rustin Man. A faixa apareceu como bônus no único álbum da dupla, Out Of Season (2002). O timbre mais alto da cantora deu um ar mais feminino à música:


Beth Gibbons & Rustin Man - Candy Says (The Velvet Underground Cover)


Também em 2002, Candy Says foi regravada pela banda Garbage para seu single Breaking Up The Girl. Com um mais grunge, a música ganhou ares de Nirvana, apesar dos arranjos continuarem quase intocados. Ouça a versão na voz da vocalista Shirley Manson:


Garbage - Candy Says (The Velvet Underground Cover)


Em torno de 2007 e 2008, o grupo Antony And The Johnsons começou a tocar Candy Says ao vivo em uma versão ainda mais intimista, ao piano do vocalista Antony Hegarty. A ligação deles com Velvet Underground, no entanto, é ainda mais próxima. Lou Reed participou e produziu várias faixas da banda, e a capa de seu segundo álbum I Am A Bird Now (2005) é uma das fotos mais famosas da própria Candy Darling. Ouça a versão deles:


Antony And The Johnsons - Candy Says (The Velvet Underground Cover)

Como (quase) sempre acontece com covers, a versão original sempre merece o status de inalcançável. Os covers, no entanto, são bem difíceis de escolher. Cada artista emprestou seu estilo à faixa, é difícil preferir um a outro.

#Frikadica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails