quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

a ópera nossa de cada dia

quem já ouviu falar de the knife pode pular pro último parágrafo! quem não conhece, é de bom gosto ler o seguinte.


esses esquisitinhos aí em cima são os irmãos Karin e Olof Dreijer-Andersson. esquisitos como todos os suecos que já vi, em 1999 se juntaram pra criar um dos projetos mais interessantes desde que Kraftwerk usou pela primeira vez sintetizadores como instrumentos musicais. eles têm quatro álbuns lançados pela Rabid Records, incluindo uma trilha sonora pra um filme bem... obscuro. as marcas registradas das músicas são a voz distorcida de Karin (que recentemente lançou seu projeto paralelo Fever Ray) e as batidas fortes e melódicas de Olof, referências aos anos 1980.

os clipes são sempre chamativos, seja pela fotografia delicada, como é o caso de Marble House:



ou pela programação visual retrô, como em We Share Our Mothers' Health:



avessos à mídia, é bem difícil encontrar uma imagem dos dois sem uma produção ou máscara, e é tudo parte da brincadeira. uma vez chamados a receber uma premiação, mandaram em seu lugar duas pessoas vestidas de gorilas. em outro evento, deveriam comparecer para apresentar a faixa Pass This On. quem apareceu foi o travesti que dubla a música no clipe:



no ano passado, após 3 anos sem anunciar nada novo, os suecos anunciaram que estavam participando da produção de uma ópera. SIM, uma ópera. e, dessa participação, resultaria um álbum duplo com o nome do espetáculo: "Tomorrow, In a Year". no final do ano, colocaram à disposição o download de uma das faixas, "The Colouring Of Pigeons". essa é a capa do single:


e eis que hoje me deparo com uma ótima novidade, e vim correndo dividir com vocês. pra quem gosta ou tá só curioso, quem tá a fim de ouvir o álbum novo? pois é só clicar no link abaixo, dar play e ouvir online. mas já vou logo adiantando: não esperem ouvir algo típico deles. a voz da Karin aparece de fundo aqui e ali, e a parte instrumental é bem mais uma ópera metalizada do que um álbum novo dos caras. apresento: "Tomorrow, In A Year". #frikadica

Um comentário:

Vinicius disse...

Eu adoro o clip de pass this on já o de we share our mother's heath... nhé.

vamos esse novo cd aí...

Related Posts with Thumbnails