sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

islândia no mapa da moda!

é hora de falar de moda! afinal eu não fiz quatro anos e meio de Bacharelado em Moda pra falar de tudo com exceção dela! e pra começar a falar de moda, eu queria falar também pelo fascínio que eu tenho pela Islândia (SIM, o país tem um site). sempre gostei daquele monte de gelo e gelo e... gelo... mas a geografia não importa. depois que eu me viciei nas músicas da Björk, minha curiosidade só aumentou. hoje em dia, qualquer coisa relacionada ao país me é reportada por todos os membros da casa e muitos amigos. "bruno, tá passando um documentário sobre a terra da tua amiga!" ou "tó, bruno, um recorte de uma revista de 10 anos atrás que fala de Reykjavík!". isso me deixa muito feliz.

mas algum tempo atrás eu me dei conta que, Björk, Sigur Rós e Emilíana Torrini's à parte, aquela ilhazinha no meio do nada também declarava uma identidade muito forte em relação a moda. previsivelmente, foram esquisitices como essa aqui do lado que me deram a dica. ela sempre - repito, sempre - se veste como se abrisse o guarda-roupas e escolhesse a roupa que mais a divertisse. acho isso fantástico, sempre digo que nesses buchichos e futricos da moda falta muito senso de humor. na fatídica premiação em que ela resolveu ir vestida de cisne, os milhões de comentários deixavam de lado uma premissa básica: ela realmente queria que dessem risada. era uma brincadeira! em especial a parte em que ela botava o ovo/bolsa dela no carpete. contam que os seguranças vinham atrás dela, dizendo "senhorita, você deixou cair isso". americanos não são bons com humor mais elaborado...

mas voltando à minha pesquisa, acabei me dedicando de verdade, inclusive para trabalhos da faculdade, e descobri uma artista plástica incrível chamada shoplifter. o nome real? Hrafnhildur Arnardóttir. ou seja, shoplifter. ela é responsável pela cada do álbum Medúlla, da Björk, e por produções artísticas que misturam tricô, cabelo e outras coisas, como essa aqui do lado, uma instalação feita com cabelo humano trançado e estruturado. e ainda tem um buraco no meio pras pessoas colocarem a cabeça e tirarem fotos. me dá impressão de que eles gostam de receber turistas. essa mistureba de moda e artes plásticas é sempre muito benvinda, principalmente (aliás, talvez apenas) na europa.

e aí vocês estão pensando "tá, só to vendo bizarrice! cadê a moda usável por terráqueos normais?". e aí eu dou um conselho: não fiquem nus. esse é o título de uma lojinha islandesa que eu acho muito charmosa e bem urbana: Don't be Naked.


o site é da loja física Naked Ape, que fica na Bankastræti número 14, em Reykjavík. É facinho de achar, olha o mapa. da avenida paulista pra loja são apenas 10.000km! mas pra quem tá sem grana pra viajar, adivinha! dá pra comprar pela internet. e com a crise em que a Islândia se afundou, aposto que estão rolando promoções ótimas. só recomendo checar o custo do frete, antes de trucidar o limite do seu cartão de crédito. 

no site da loja rolam blusas de frio de moletom com capuz e sem capuz, camisetas masculinas e femininas, vestidos e acessórios unissex (para os mais ousados). as estampas são beeeem bonitinhas e às vezes um pouco infantis. naquela onda colorida² com estampas repetidas e sobrepostas. um visual bem avenida augusta dos sobreviventes da onda new-rave e dos recentes emos e from uk

mesmo assim, eles não perdem a identidade nórdica. é só ver a estampa aqui do lado, inspirada nos antigos padrões da renda local, ou estampas e acessórios com o formato da ilha. esse tipo de patriotismo é válido, ainda mais se tratando do mercado da moda, tão desgastado e mal inspirado como está hoje em dia...

os preços na Naked Ape variam bastante. os acessórios variam de €30 a €100, as camisetas ficam na média dos €40, as blusas por volta de €70 e os vestidos €150. só fico me perguntando como eles usam essas roupas naquele frio... só na base do aquecedor, mesmo!

o pessoal da loja mantém um blog bem engraçado, com tosqueiras da internet. pena que não é lá muito atualizado, e não tem grandes informações sobre a loja, mas pelo menos mostra o bom humor dos islandeses. povo frio nada! só pra ter uma idéia, olha esse item que está à venda no site. 

a Naked Ape, como toda loja legal, não é só uma loja. ela funciona como ateliê/workshop dos próprios estilistas da marca, assim como galeria de arte e nos fins de semana rolam festas e vernissages. você achava que só os brasileiros gostam de misturar trabalho e farra? nanananão! quem estiver interessado, é só mandar um e-mail pro pessoal. se for fazer isso, diz que eu indiquei. quem sabe eu não ganho alguma coisa do site. #frikadica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails