sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Frikadica: Mixtape #homofobianao

Depois de uma semana conturbada e felizmente marcada pela tag #homofobiaNAO nos TTBrs por dias consecutivos, eu resolvi não fazer #FF e #UNFF da maneira tradicional. Na verdade, nessa semana só tenho um de cada para apresentar.

O #FF vai para o perfil @homofobiaNAO, o maior responsável pelo assunto ser um dos mais comentados da semana no twitter. O perfil foi criado em 2009 para divulgar um beijaço ocorrido em Brasília, e desde então se ocupa em publicar matérias e notícias sobre homofobia e casos ligados ao assunto. Ele adquiriu mais destaque nessa semana como uma resposta firme e prática a três acontecimentos tristes. Uma recapitulada básica. 

Primeiro foi um chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie de SP, que divulgou uma carta aberta que, resumindo, tenta conseguir o direito da instituição ser abertamente homofóbica (leia aqui). Mesmo se tratando de uma universidade religiosa, o preconceito não pode existir - ainda mais levando em conta que há alunos gays na instituição e eles recebem as mensalidades desses alunos normalmente.
 
Também nessa semana, um jovem foi agredido em plena Av. Paulista e tudo indica que se trata de homofobia. O ataque aconteceu em plena luz do dia em um dos locais mais movimentados da cidade. Para piorar a situação, os pais dos agressores alegaram que os jovens haviam sido assediados pelos agredidos e responderam dessa forma como defesa. E os agressores ainda por cima foram soltos. Dá para ser mais absurdo? Leia a notícia aqui.

O terceiro fato é justamente o único #UNFF da semana. O perfil @homofobiaSIM, que já não existe mais, tinha quase 20 mil seguidores. Chegaram a pensar que era apenas uma brincadeira de mau gosto, mas depois verificou-se que era mais um perfil fóbico criado por uma criatura já conhecida na internet (aqui tem um perfil bem legal da pessoa).

Pensando nisso tudo e no texto que eu escrevi nessa semana sobre a banalização da Homofobia (aqui), resolvi trazer o assunto para a música e fazer uma mixtape para comemorar o começo dessa campanha (que por enquanto é só virtual). Escolhi músicas de estilos variados que direta ou indiretamente falam abertamente sobre liberdade no amor e na sexualidade. #homofobiaNAO




01. Lily Allen - Fuck You (Doc Fritz Fossa Nova Mix)
02. Emilie Simon - Rainbow (Emilie Remix)
03. Empire Of The Sun - We Are The People
04. Sia - The Fight
05. Scissor Sisters - Any Which Way
06. Garbage - Cherry Lips (Go Baby Go!)
07. A Camp - Boys Keep Swinging (David Bowie Cover)
08. Pato Fu - Live And Let Die (Paul McCartney Cover)
09. Adriana Partimpim - Menina, Menino
10. The Puppini Sisters - I Will Survive
11. Zee Avi - Just You And Me
12. Tiê - Dois
BÔNUS: CocoRosie - Jesus Loves Me (Bearbot Remix)

Para ouvir mais vezes, clique aqui.


Espero que as pessoas continuam aderindo ao movimento, lembrando que direitos não são dados, são conquistados. E não tem nada de brega em querer direitos civis igualitários.

Bom final de semana a todos!


#Frikadica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails