quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conheça: Stuart Warwick


Se você gosta de Antony & The Johnsons, Perfume Genius, Rufus Wainwright, vocais marcantes e músicas para ouvir quando bate uma deprê, Stuart Warwick vai ganhar seus ouvidos.

Apelidando seu som como "queer melancholic pop", o britânico de Brighton lançou em janeiro The Butcher's Voice, seu segundo álbum sob seu nome real. Antes disso, havia lançado dois discos sob o pseudônimo Jacob's Stories e então, The Ordeal. Piano, alguns elementos eletrônicos e uma voz penetrante são tudo o que ele precisa para criar fantasmas em forma de canções.

Nesse ano, o cantor barra compositor parece ter enfiado uma faca no próprio peito e sangrado as músicas que compõe o novo trabalho. Entre a saudosista abertura de Sailors - que poderia muito bem ter sido escrita pelas CocoRosie - e a música de ninar The Fairer Sex, o álbum trata de dor, heartbreak e principalmente de identidade de gênero e as dificuldades que a sociedade cria para que tem uma sexualidade fora dos padrões.

Não é à toa que a capa do disco traz o ator transgênero Buck Angel como figura central. Ele também inspirou Man With A Pussy, faixa escolhida para o primeiro vídeo. O performer crossdresser David Hoyle se transforma para as câmeras e sobe ao palco. Referências fortes para uma música forte.




Hoje, em comemoração ao Valentine's Day, o clipe de Crush está sendo lançado. Com um clima 80's e efeitos de VHS, ele é surpreendentemente irônico - e talvez até passivo-agressivo. Bobo, no melhor dos sentidos:




Não é só de temática e letras assombrosas que ele constrói sua música. A voz que varia entre o grave cavernoso e o agudo doloroso é algo que há muito eu não ouvia - se já ouvi. Se você ainda não está convencido ou apaixonado (como???), veja o que o moço é capaz de fazer ao vivo:



Dá um pulo na página dele do BandCamp pra baixar as músicas ou comprar o CD/LP.



#Frikadica

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CocoRosie - Gravediggress (estreia)


Depois de We Are On Fire, faixa produzida por Dave Sitek (ouça aqui), as irmãs Bianca e Sierra aka CocoRosie dão mais notícias do novo álbum, que já tem nome: Tales Of A Grass Widow (ou "contos de uma viúva de grama").

E também tem música nova sendo divulgada. Grave Diggress parece uma continuação óbvia para os últimos trabalhos da dupla. O som continua mais limpo e organizado do que nos primeiros discos, mas as letras e o clima sombrios continuam.


Achei a música boa, mas nada de revolucionário. A capa me parece uma mistura do que elas já costumam fazer com a arte de Outside, do Bowie. O que vocês acharam?


#Frikadica

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Róisín Murphy - Simulation (video)


Com o risco de soar mal agradecido, eu estava esperando um disco novo ou um clipe com a própria, mas hoje vamos nos contentar com esse prêmio de consolação - que não é nada ruim.

Róisín Murphy está devendo um comeback de verdade há uns anos, e hoje tivemos a estreia do vídeo de Simulation, uma das últimas inéditas divulgadas pela cantora. Será que é dessa vez?

Esse é um típico vídeo com cenas meio absurdas e desconexas, mas com direção de arte e fotografia fodas. Podia ser uma campanha de moda, e provavelmente seria bem sucedida.



O EP completo de Simulation você pode ouvir aqui.

Alguém mais ficou até o último segundo esperando a Róisín aparecer? :~



#Frikadica

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Conheça: Elliphant


Imagina você no frio da Suécia, cercado por artistas como The Knife, Robyn, Niki & The Dove e outros cabeçudos. Aí você resolve que vai fazer música, mas que estilo? Funk, claro!

OK, Elliphant não é um projeto de funk, mas depois de ouvir, você tem que concordar que é uma grande inspiração - principalmente para a faixa Make It Juicy. O nome real da gata estilo Liv Tyler é Ellinor Olovsdotter, e ela passou um tempo no Reino Unido e se apaixonou pela cena musical de lá.

De volta ao país natal, ela gravou algumas faixas e está lançando seu primeiro EP, autointitulado. As 6 faixas - incluindo um remix - tem uma força enorme, principalmente para quem tem uma carreira tão nova quanto Ellinor.

A primeira e mais conhecida faixa, Down Of Life, brinca com o sotaque jamaicano, enquanto as batidas e melodia ajudam a sugerir o clima de marofa - talvez você já tenha ouvido por aí. As faixas seguintes flertam com reggaeton, cumbia, funk carioca, dubstep e tudo o que a moça achou legal e resolveu incorporar.

Funciona. Funciona muito bem.

Eu já tinha ouvido Down On Life há um tempo, e apesar de gostar da música, ainda não estava convencido de que daria em alguma coisa. Isso até meia hora atrás, quando ouvi o EP pela primeira vez. Tive que correr aqui e postar.

Pra nossa sorte, ela colocou todas as faixas do EP no Soundcloud pra gente ouvir. Prepara ~~as cadera~~ e aperta play:


Já tá amando tanto quanto eu?


#Frikadica
Related Posts with Thumbnails